19 de julho de 2013

UM DANDY NOS SUBÚRBIOS

Temos de começar por sublinhar que o Tio Vic é do melhorio, do mais elegante e requintado que por aí mexe. Mesmo! Diríamos até que é caso único na bloga lusa, mas estamos abertos a que nos corrijam se alguém lhe conhecer rival. Nada de confundir este senhor com a canalhada da faixa etária dos vinte e tais. Não, isto é um cavalheiro. Dos sapatos à gravata, passando pelo lenço e pelas pulseiras (já para não falar nos relógios), o homem é um naco de cair para o lado:


E ainda por cima é alto. E magro! E bem lançado, com uma presença e elegância imbatíveis! (Só pode ter genes estrangeiros, está visto, porque os nossos conterrâneos têm em média menos 20 cms e são assim mais para o bulldozer em termos de constituição.)


Que está ele então aqui a fazer? - perguntam os nossos estimados leitores. E perguntam muito bem. O Tio Vic veio aqui parar porque tem um sentido de requinte muito seletivo. É mesmo só roupas. Vestes, trajes, trapos. De todas as cores e texturas, de todas as marcas top. E o homem deve gastar uma pipa de massa naquilo tudo, diz-vos quem sabe. O pior mesmo é quando deixa vislumbrar detalhes da sua residência. Na salita (comum), vê-se uma mobília de sala-de-jantar da Moviflor com umas plantazecas raquíticas em cima, ao lado do cinzeiro e do comando da box; no chão, uma extensão elétrica muito pouco estilosa; de lado, uma prateleirita periclitante cuja função de poupança de espaço não casa bem com as óbvias pretensões de grandeza do proprietário:


Nesta produção mais estival, onde a paleta se permite voos mais arriscados, o Tio Vic fotografa-se junto a uma parede esmocada e a uma carpete (os ignorantes chamam-lhe "tapete"), de design modernaço, que só pode ter sido adquirida na primeira vaga de lojas chinesas em Portugal, aí há cerca de 30 anos. E está manchada, ainda por cima, Tio Vic! Tss, tss. O orçamento não chega para a lavandaria, pois não? Nós compreendemos.


Quando mostra os sapatos (o Tio Vic tem fetiche por eles, está visto), aparece o soalho dos anos 70 que, de tão gasto, já aceitava uma renovaçãozita, não fossem os Crockett and Jones de um preço tão exorbitante:


Mas este documento gráfico que a seguir mostramos diz mais que mil palavras nossas. Ora vejam:


Sobre os mocassins de camurça com berloques, nada a dizer (lindos, e os tornozelos finos também), mas, Tio Vic, que é aquilo tudo no parapeito da singela janela? Caixas de medicamentos, um telefone cheio de fios à vista, objetos soltos, um POTE? De onde veio este, por Deus? Da casa da Gata Borralheira? E no chão? Será aquilo uma coluna, brinquedos dos netos? Bem, mas é o tampo de fórmica encarnado da secretária que nos deixa speechless

O Tio Vic alega que mora numa rua inclinada com vista para o Tejo, mas cá para nós habita é um T2 sem elevador em Loures ou na Amadora. Vá, seu querido, é imperativo: toca a poupar nos trapos e a fazer uma visita ao showroom Aranha & Vasconcelos, ou às Gracinhas (Viterbo). E venha depois mostrar-nos se o palacete melhorou.

Sempre vossos,
Dolce & Bichana

4 comentários:

  1. Dra: Juíza Maria Luísa21 de julho de 2013 às 15:18

    Eu estava interessada me ver a garagem onde guarda o luxuoso e impecavelmente lavadinho automóvel de uma conceituadíssima marca alemã, mas a Bichana não mostrou e fiquei desolada, e agora até me pus a pensar se nem tem garagem e guarda na rua um Fiat Uno de cor branca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, que a Luisinha pregou aqui um susto à pobre da Bichana (ainda lhe estou a abanar o último número da Vogue francesa sobre a cara a ver se a rapariga recupera as cores), porque não é que ela tem, mesmo, um carro alemão de alta cilindrada e dois tubos de escape? Por momentos achou que tinha sido descoberta! Tive que a acalmar lembrando que o carro dela anda sempre uma desgraça em termos de lavagens - só quando chove é que se lhe percebe a cor (é o que faz detestar ostentações). E assim consegui fazer-lhe ver que era bluff, sua Luisinha marota!

      Sempre seu,
      Arqº Dolce Filiberto de Saboya

      Eliminar
  2. Drª Juíza vá tomar banho para a praia, não chateie.

    ResponderEliminar
  3. Este da Rua Inclinada foi outra baixa aqui dos Tios. O blog poucos dias durou depois deste post.

    ResponderEliminar

Convidamos os nossos estimados leitores a exprimirem livremente as suas opiniões, nos limites porém da elegância e do decoro. Lembrem-se de que o insulto vil e raso está ao alcance de todos, mas a crítica espirituosa é prerrogativa apenas dos mais dotados de células cinzentas.

Reservamos também - e sobretudo - aos visados nestes 'posts' humorísticos (ou respetivas "personas" virtuais, pois que apenas essas são aqui objeto de sátira) o direito de resposta. Venham daí contra-farpas, que bem merecemos.

E brinquemos todos, saudavelmente, pois o riso dá longevidade, seus queridos!

Sempre vossos,
Dolce e Bichana