Seus queridos, sabem com certeza que os Tios Dolce e Bichana estão atentos a todas as vertentes da vida blogosférica, perdendo-se de enlevo não só perante a beleza e a moda, mas também perante casos de superior sensibilidade, inteligência, cultura e - o que não é despiciendo num país de analfabetos como o nosso - formação académica. O caso das psicólogas-bloggers é, como sabem, paradigmático do alto nível em que se têm se situa a escrita bloguística em Portugal.
O que aqui trazemos hoje é uma entrevista feita por uma querida profissional de Psicologia Clínica que, numa deslocação à Argentina, se deparou com casos vários de injustiça e sofrimento, tendo ficado, como sempre, muito apoquentada. Cheia de energia altruísta, não se fez rogada para visitar uma prisão argentina, na qual, como em todas as prisões sul-americanas sobrelotadas, a situação de clausura física induz estados de alto teor de ansiedade, podendo levar ao agravamento de traços esquizóides até então latentes e controlados. Pois bem, a amorosa da Sofia 4D armou-se de coragem e entrou na própria cela de um recluso, sem medo, sem ajudas, sem guarda-costas! Eis o diálogo que manteve, sem nada cobrar pelos seus serviços, com o presidiário:
Sofia - Como se sente?
Preso - Sinto-me bastante bem.
Sofia - Vá lá, pense melhor; estou aqui para o ajudar. Tem a certeza de que não se sente pessimamente? É que este sítio é horroroooooso!
Preso - Humm... Talvez me sinta... às riscas.
Sofia - Interessante! Ora vejamos... Talvez as riscas simbolizem os percursos e os caminhos da sua evolução de vida, sobretudo os ritos de passagem a que foi submetido em adolescente...
Preso - Sim, sim, em novo fiz muitas passagens daqui para o Uruguai e de volta pra cá! Mas as brigadas do contrabando apanharam-me um ror de vezes.
Sofia - Referia-me aos ritos de crescimento, de maturação e de iniciação na idade adulta.
Preso - Ah, esses nunca tive.
Sofia - [Discretamente suspira] Humm... estou a ver. Como foi a sua relação com os seus pais?
Preso - Foi boa, mas eu tive que fugir muitas vezes para a casa dos vizinhos porque o pau de marmeleiro, depois de umas ripadas, dói muito.
Sofia - Gostaria de uma sessão de coaching filial? Ou parental, que também faço domicílios.
Preso - Pra quê?
Sofia - Ora essa, para desenvolver skills relacionais, promover competências familiares e negociar estratégias de intervenção precoce.
Preso - Oh sim, sempre fui muito precoce - matei o primeiro aos 9 anos.
Sofia - Como? Creeeeed-....hummm. Está com certeza com delírios [Olhando para a porta, a ver se o guarda está por perto]. Pense apenas que através do diálogo tudo se alcança e clarifica.
Preso - Sim, gosto muito de dialogar. O Lucas fala é demais.
Sofia - Quem é o Lucas? Você está nesta cela sozinho.
Preso - É aquele sacana ali no canto, a rir-se de mim.
Sofia - Ooooooh! [Com uma expressão de argúcia] Compreendo... Sabe que a PsiSemTakto também oferece serviços de baby-sitting, extensíveis a outras faixas etárias. Se quiser, podemos tomar conta do seu amiguinho, e assim ele já não o perturba mais.
Preso - Não é preciso, obrigado. Um dia destes parto-lhe as trombas.
Sofia - [Mexendo-se nervosamente na cadeira] A agressividade é uma reação natural a situações de tensão acumulada, humm, mas deve ser canalizada para atividades criativas e competitivas. Já pensou fazer desporto?
Preso - Não me deixam sair daqui.
Sofia - Oooooooh, que violência! Vou falar com o Diretor da prisão, que isto não pode seeeeeeeer! Todo o ser humano tem direito à liberdade!
Preso - Também acho. Você conhece o gajo?
Sofia - Se o conheço? Bem, não, mas posso apresentar-me como profissional doutorada e...
Preso - Tire mas é os óculos quando for falar com ele. E o capote também. Ele gosta de garinas fixes.
Sofia - Como? Mas que atrevim-... [Limpando a garganta] Bem, a nossa sessão por hoje está concluída.
Preso - Já? Então e a terapia da fala e o yoga do riso? Olhe que eu tenho sempre aqui um diabo de umas vozes e de umas gargalhadas dentro da cabeça que até arranco os cabelos todos.
Sofia - Hum, agora tenho de ir andan-...
Preso - Espere lá, e o Lucas? Ainda não falou com o Lucas. Ele também precisa de uma consulta.
Sofia - Hum, agora tenho de ir andan-...
Preso - Espere lá, e o Lucas? Ainda não falou com o Lucas. Ele também precisa de uma consulta.
Sofia - Aaaaah, fica para a próxima! [Levantando-se bruscamente] Adeusinho!
Preso - Volta cá amanhã, não volta?
Sofia - Oh sim, claaaaaaro....
Sempre vossos,
Dolce e Bichana
AHAHAHAHAHAHAH! Muito me ri! Do melhor, parabens
ResponderEliminarTambém me ri. A entrevista está de "morrer" a rir! A entrevistadora conseguiu os seus "dez Minutos" de fama.
EliminarPena ser tão pretensiosa.
AHAHAHHAHAHAHHAHAHHAH descobri agora este blog e já fiquei fã. Muito bom, maravilhoso!!!!
ResponderEliminarSim senhora! Afinal a verdade vem sempre ao de cima! :)
ResponderEliminarahahahahahahaha
ResponderEliminarSim senhora. Adorei:)
Felicito-a pelo seu raríssimo poder de encaixe. Significa que tem sentido de humor. Pudessem todos os visados deste espaço gabar-se do mesmo!
EliminarSempre seu,
Arqº Dolce Filiberto de Saboia
Oh, Dolce esta gargalhada sonora precisava de vir com som. Pode ser um choro sem fim à vista.
EliminarPois, não se percebe bem se é riso se é choro. Mas quando se trata de adorações e ilodatria, estilo, sado masoquista, nunca se sabe...
EliminarCéptico virtual
Psicóloga? Coaching (quê???), pensei que se dedicasse à moda!
ResponderEliminarDedica-se a pedir! Pedir likes! Pedir atenção! Pedir coisas às marcas! Pedir atenção!... Pedir, pedir, pedir!
EliminarEspelha mesmo a 4D ahahahahahah
ResponderEliminarNão se metam com a Sofia, que ela, com a sua insegurança e mania da perseguição, própria de uma boa psicóloga, acaba com blogs e retira-vos do facebook, e é realmente uma pena :p
ResponderEliminarGosto do "trabalho" da Sofia. Incansável. No FB está sempre a dar ideias cool para os bebés e mamãs! NÃO PARES 4D!
ResponderEliminarPena que agora não pode fechar "a porta" e fazer birra... tanto trabalhinho para ser conhecida, tanto pedido de like, tanta vontade de ser féxión... e vai-se a ver é só uma pedinchas, malcriada, malformada e POBRE!!!!
ResponderEliminarPedimos o favor de usarem de mais elegância e diplomacia nos vossos comentários. Não queremos coarctar a liberdade de expressão, mas se este "comment board" se tornar num "pillory" medieval, ver-nos-emos forçados a fechá-lo.
EliminarSempre vosso,
Arqº Dolce Filiberto de Saboia
A Sofia é uma excelente blogger, sim. Pena aquilo estar um bocado ao abandono. 1 ou 2 comentários por post não deve atrair grande publicidade.
ResponderEliminarE desde quando é que os comentários são indicadores seja do que for? A Cocó e a Fe quase não têm comentários. O que conta são as visualizações!!! E o facto de ires lá cheirar mostra que aquilo é lido.
EliminarAquilo... é uma boa definição! Lido... é que já não concordo! É que não se aproveita nada!
EliminarNão estão à espera de encontrar textos literários com um fundo de ciência em baby bloggers, ou lá como se chama agora a "levezas" da vida feminina.
EliminarEduardo, Guarda
Sô Edu, anda a ler pouca leveza
EliminarArriaga e os 15 minutos de fama! Esta aqui tudo... Acima!
ResponderEliminarConcordo totalmente! quer fama e sucesso.
EliminarPara a fama tem agora a casa dos segredos ;)
EliminarÉ isto que ela quer.
EliminarSó pedincha gostos, fama e visibilidade!
Nem um amigo deve ter. Por isso procura amigos imaginários!
Sr. Arqº não vejo elegância e diplomacia nos seus posts e muito menos nos comentários dos mesmos, não estou a perceber o porquê de neste ter de ser diferente.
ResponderEliminarAH,AH,AH, Elegância!!! Ai, que riso, Dolce Filiberto de Savoia... Desculpa lá, mas na minha cidade os saboias são chamados de savoias. Os putos costuma brincar com eles ao esconde esconde... É uma cidade medieval que está mto "in", palavra!
ResponderEliminarLúcia
Os comentadores deste excepcional post (em termos de humor) não percebem a diferença entre "rir de..." e "rir com...". A própria visada o percebeu. O texto faz "rir com...". A Sofia é uma conhecida blogger que se dá a conhecer em variadas facetas da sua vida: mãe, psicóloga clínica, professora, organizadora de eventos, etc. Naturalmente pode haver quem nelas "pegue" e com elas faça humor e, do bom. Não ofende, nem ataca, apenas brinca. É só, não se percebe a polémica!
ResponderEliminarAna Paiva
A mulher não para. Ela escolhe toalhas de praia, locais de ocupação de kids, cuecas, e ainda entrevista reclusos.
ResponderEliminarEla faz tudo, pede likes às resmas, dá prémios, ela devia ir para a Junta da Freguesia dela e parar de se armar em boa.
Ana Maria Brandão - Lisboa
Abranda-te, Brandão, estas Super mulheres só enaltecem a população feminina. Por mim, preferia que estivesse em casa a cozer meias, com ovos de madeira, ou a elaborar um blog tão Erudito como este!...
ResponderEliminarZé Manel, ou o Macho Latino
"CoZer" meias? Ahahahahah! Olhe, Macho Latino, enquanto elas cosem meias você devia ir para a escola primária...
EliminarCoZer meias sim, não me diga que não está inteirado da nova ordem ortográfica, seu anónimo das quintas?! Pois conviva lá com estes erros de simpatia, e não se arme aos cágados! Parece mesmo a burra da minha vizinha Emengarda de Vais Com Selos.
EliminarZé Manel, ou o Macho Latino
Seu pindérico asqueroso! Seu discípulo do INENARRÁVEL sesé camarinha...Um dia ainda apanha alguém com os aseites, e será O dia asiago para si...Passa a vida na praia a cantar donzelas distraídas e ingénuas e, como se isso não bastasse, ainda vem asucrinar a cabeça a quem tem mais que faser...
EliminarGanhe juíso!
Hermengarda Vasconcelos (parente-não muito afastada-, da mais prestigiada artista plástica da actualidade)
Errata: donselas
EliminarTanta inveja senhoras, como é que é possível?
ResponderEliminarEu sigo o blog e a verdade é que o que a Sofia faz, faz bem. E faz muita coisa, quem dera a vocês.
E adorei que ela tivesse comentado e que tivesse brincado com isto. E vocês, pelo contrário, aproveitaram logo para dizer mal. Ou será só uma que se multiplicou em várias? Essa expressão das cuecas já a li algures:)
Inês Saraiva
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEh, eh, a liberdade de expressão que grassa por aqui...Diz o roto ao nú...
EliminarFiscal das liberdades expressivas
Sou fã da Sofia há muitos anos. Sou fã da família linda dela há muitos mais. Conhecendo-a como conheço, este texto deve tê-la feito dar umas valentes gargalhadas :)
ResponderEliminarQuantos ao anónimos que tanto gostam de criticar de "cara escondida", feito aquela malta que vai às manifestações encapuçada, tentem fazer melhor pela vida. Criticar ofendendo é de baixo nível, daquele rasteirinho.
Quanto ao Exmo Arqº Dolce Filiberto de Saboia: fiquei fã. Vou já criar um blog dos "À séria" na esperança de um dia vir cá parar. Obrigada pelas gargalhadas.
Pat,
EliminarNon avete niente da ringraziare. Siamo lieti di compiere questa missione sociale.
Saluti,
Architteto Dolce Filiberto di Savoia, PhD
Oh, Pat, Pat!... A propósito, porque não nos mostra a sua carinha?! Não me diga que "Pat" é abreviatura de Patinha Feia...Estou a brincar, Pat querida...Quem é a malta "encapuçada"?! Já vi que tem receio de usar o "Z" aqui por via da sutura Ana João...
ResponderEliminarTeodora Encapuzada das Manifs
Querida Teodora,
ResponderEliminarPat até podia ser de pateta. Não sei porque tanta confusão lhe faz eu não ser mais um anónimo por aqui. E posso ser feia, aos seus belos olhos por trás desse capuz. A sua opinião não altera em nada a pouca ou muita beleza que posso ter.
Quanto ao "encapuçamento", pesquise antes de criticar. Vai ver que não dói nada. A sério.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarQuerida Pat,
ResponderEliminarnão ligue que isso são tudo manisfestções de uma inveja desmedida dos seus lindos caracois...Quantas vezes entrei em puro deleitei, direi mesmo, em incontrolável transe, admirando, Venerando, a sua bela foto de apresentação...
Chuac, Baby!
Bom rapaz
Não percebo o que é que "uma família" linda tem a ver com um post onde prima a ironia. Oh Pat não se leve nem a si nem à Sofia tão a sério.
ResponderEliminarAna Rita Figueiredo, Lisboa